O processo de compostagem e a importância do peneiramento

Notícias27 de Dezembro de 2024

O objetivo da compostagem é converter resíduos biogênicos, como resíduos verdes ou resíduos orgânicos, em um fertilizante natural de solo de alta qualidade para agricultura, horticultura e produção do solo.

Atualmente, as demandas por compostagem estão crescendo devido aos altos custos dos fertilizantes químicos e devido a novas demandas para a qualidade de produtos produzidos.

A compostagem de resíduos verdes utiliza todos os resíduos gerados na manutenção de galhos das vias urbanas, paisagismo, horticultura e agricultura.

Para que estes resíduos atinjam um nível adequado de qualidade, eles passam por diversas etapas:

A primeira etapa é a trituração. Esta parte já tem uma enorme influência na compostagem. Ela reduz seu tamanho para que o material seja decomposto de maneira homogênea, atinja melhor proporção de vazios de ar, e consequentemente aumente a velocidade de processamento para atingir o grau de composto.

Após a trituração da matéria-prima, o material picado é colocado em leiras para que se dê início a conversão aeróbica do material. O material começa a ganhar temperatura e inicia-se o processo de “apodrecimento”. Nesta etapa é muito importante o revolvimento do material para que ocorra a aeração e o controle da temperatura e umidade da pilha e, portanto, controlar a compostagem.

Após o material atingir a forma de composto, ele pode ser peneirado. A peneiração tem a função de fracionamento do tamanho das partículas e também a importante função de separar os materiais ainda não compostados, as impurezas como os plásticos, ferros e pedras. Com o peneiramento do composto, é possível gerar um melhor valor agregado ao material. O composto peneirado é ideal para o enriquecimento do solo, principalmente na agricultura, podendo ser utilizado como substrato em jardins, canteiros e hortas. Uma moderna gestão de resíduos envolve materiais separados por sua granulometria.

Conheça as Peneiras Rotativas da Lippel