Aproveitamento de árvores frutíferas para geração de biomassa
Notícias23 de Dezembro de 2024
Chamamos de biomassa qualquer matéria orgânica de origem vegetal ou animal, usada com o objetivo de produzir energia. Alguns dos exemplos mais comuns, são: lenha, restos de árvores frutíferas, eucalipto, entre outros. Atualmente, segundo dados do governo, a biomassa é a terceira maior fonte da matriz energética brasileira, somando 9%.
A Lippel auxilia os clientes que produzem árvores frutíferas, como a laranja, na busca de soluções viáveis para o tratamento e processamento de resíduos, de modo que compense o investimento.
A utilização da biomassa oriundas de suas propriedades, traz para o produtor, uma grande economia. Antigamente, passando sua vida útil, os restos de árvores eram descartados. Agora, todos os resíduos são aproveitados e transformados em cavacos, que são vendidos para a indústria como combustível.
Além disso, entre suas outras vantagens, podemos destacar:
- Custo reduzido;
- Redução na emissão de gases poluentes;
- Fácil de armazenar, converter e transportar;
- Pode ser gerada a partir de vários materiais;
- Alta capacidade de aproveitamento dos resíduos.
Um dos equipamentos ideais para essa produção, é o Hércules 1400. O maior picador Rodo-Florestal do Brasil é homologado pelo Detran para transporte rodoviário. Uma das vantagens da grande abertura de alimentação da máquina é a facilidade para recepcionar materiais volumosos como árvores dos pomares de laranjeiras com muitos galhos e raízes e de árvores inteiras do meio florestal garantindo eficiência ao processo. São 1.4 m de largura útil, um enorme rolo tracionador e potência acima dos 600 HP.
O equipamento é de fácil manuseio, fácil alimentação e tem pouca manutenção a curto, médio e longo prazo, hoje sendo utilizado como uma solução e ferramenta agrícola.
Conheça mais sobre o HÉRCULES.