Atualmente todo o resíduo de poda vegetal coletado pela Prefeitura Municipal é levado diretamente para o aterro municipal

Notícias10 de Janeiro de 2025

Atualmente todo o resíduo de poda vegetal coletado pela Prefeitura Municipal é levado diretamente para o aterro municipal, sem que ocorra a trituração desse material em quaisquer das etapas de transporte ou armazenamento. Com a trituração do material, os resíduos podem alcançar uma redução de volume de até 80% em comparação com o material bruto, gerando assim uma economia de até 80% no transporte deste material.

Além da economia, o material triturado possui um tamanho uniforme, o que possibilita que a decomposição dos resíduos verdes ocorra de maneira controlada e acelerada. Assim sendo, a aquisição do triturador de galhos justifica-se pela economia dos recursos públicos municipais, uma vez que o descarte dos resíduos orgânicos gera um grande custo em logística de transporte ao município de Ilhabela, além de ser um item indisponível no projeto do pátio de compostagem a ser instalado em terreno do Aterro Municipal da Água Branca.

Atualmente, são coletadas uma média mensal de 2.060,00 toneladas, das quais 80% (1.648,00T aprox.) são provenientes de resíduos de poda. Pode-se, portanto estimar que teríamos a redução de custo médio mensal na destinação de resíduos provenientes da poda de R$ 53.560,00 (cinquenta e três mil quinhentos e sessenta reais), correspondentes a 50% do percentual total da poda que serão reaproveitados como matéria prima de sistemas de compostagem e preparação de plantio de espécies nativas para recuperação de áreas degradadas.