Biomassa e energias renováveis
Notícias05 de Janeiro de 2025
A biomassa é toda matéria orgânica de origem vegetal ou animal utilizada para produzir energia, como carvão, lenha, bagaço de cana-de-açúcar, etc. Tem um lugar cativo no fornecimento global de energia renovável, além de reduzir os custos com manejo florestal, e ameninzar as mudanças climáticas.
Segundo técnicos da Embrapa, aumentar gradativamente o uso de fontes renováveis de energia na matriz energética, principalmente a bioenergia, pode ser uma das melhores soluções para o desafio da geração de energia limpa. Quando produzida de maneira eficiente e sustentável, a biomassa oferece muitos benefícios ambientais, econômicos e sociais.
Vantagens da energia de biomassa
- Fonte renovável
- Custo reduzido
- Redução na emissão de gases poluentes
- Geração a partir de vários materiais
- Reaproveitamento de resíduos
A biomassa é considerada uma fonte de energia renovável utilizada para substituir combustíveis fósseis como o petróleo e o carvão mineral, gerar eletricidade em usinas termelétricas e emitir menos gases poluentes do que fontes de energia não renováveis.
É uma fonte de energia de uso tradicional em todo o mundo, com destaque para países como China, Brasil e Índia. No Brasil, a biomassa é utilizada prioritariamente para a geração de energia elétrica e para a produção de biocombustíveis. A cana-de-açúcar, por exemplo, é a mais utilizada no Brasil.
A Lippel fornece equipamentos florestais e industriais que fazem o aproveitamento das árvores de pomares, fruticultura, citricultura e de reflorestamentos, tambem resíduos industriais como madeiras de descartes, sobras do processo de algodão e serragem.
Nossa linha de equipamentos picadores florestais, sendo eles Hércules, T-rex, Raptor e Titan, permitem o processamento de materiais diversificados e volumosos, sendo galhos, raízes, folhas, troncos, torras, arvores inteiras, madeiras redondas, madeiras de descartes, fazendo a produção de cavacos em larga escala e transformando em energia, combustível de biomassa.