Com triturador de galhos, cidade de Sergipe reutiliza material orgânico e reduz custos
Notícias05 de Fevereiro de 2025
Uma cidade no estado do Sergipe, adquiriu um triturador de galhos, para transformar folhas, ramos e galhos de árvores mortas em substrato, que servem à manutenção das mudas de um Horto Florestal.
Todas as matérias oriundas de podas e jardinagens, com até 10 milímetros de espessura, podem ser utilizados no triturador de galhos para a transformação em material reutilizável. Além do benefício na manutenção do Horto Florestal, o uso da máquina garante a economia de custos com a retirada de um material que era tratado como rejeito.
“Antes, todo material orgânico não mais útil aqui para o Horto Florestal era coletado por empresas que fazem o transbordo desse material e nós tínhamos que pagar por esse serviço, algo que não acontece mais. Hoje, todo esse material é reaproveitado e conseguimos economizar tanto na área econômica quanto nas produções do Horto Florestal através da compostagem. Nós juntamos a nova matéria com a terra vegetal, assim aumentamos os níveis de nutrientes e minerais benéficos para a nutrição vegetal”, explica Cristiano, oordenador de arborização do Horto Florestal.
Para o secretário municipal do Meio Ambiente, a intenção da Prefeitura, é ampliar a utilização do serviço de trituração a outros âmbitos da gestão municipal, o que renderia mais economia nos custos e mais reutilização de material orgânico.
“No momento inicial a máquina será usada para as demandas do Horto Florestal, que não é pouca, é uma quantidade de podas significativa, mas o nosso desejo, sem dúvida, é ampliar esse serviço (...). Essa utilização da compostagem em escala maior poderá ser usada em outras áreas da Prefeitura, como, por exemplo, utilizar esse material em uma jardinagem de uma escola municipal”, registra.
Fonte: Site da Prefeitura / Fotos: Marcelle Cristinne.