Medidas ambientais para o descarte de podas urbanas em Mato Grosso do Sul

Notícias05 de Fevereiro de 2025

Quando pensamos na geração e distribuição de energia elétrica, normalmente não lembramos de todos os processos ambientais que estão envolvidos em levar a energia elétrica para nossa casa ou empresa. Porém, um dos desafios enfrentados pelas companhias de distribuição elétrica é como lidar com a necessidade de podar árvores que ficam próximas da fiação elétrica, pois a falta de poda pode levar ao rompimento de cabeamentos elétricos e causar falta de energia em diversas residências, além do custo de reparo.

Para abordar este problema de forma sustentável, uma empresa do Mato Grosso do Sul passou a realizar o reaproveitamento dos resíduos verdes gerados pela poda de árvores. Mas, para realizar esta reaproveitamento, a empresa adquiriu um triturador de galhos que está realizando o processamento das podas diretamente no local da coleta, o que reduz grandemente o volume dos resíduos, permitindo um melhor aproveitamento do espaço no caminhão de coleta, reduzindo assim o número de viagens necessárias para realizar o descarte dos resíduos.

São cerca de 95 toneladas de resíduos verdes processadas por mês. Um dos coordenadores da empresa comentou: “Entendemos que o descarte correto dos resíduos contribui com o equilíbrio da natureza. E mais do que levar energia elétrica com qualidade para os nossos clientes, queremos celebrar o Dia Mundial do Meio Ambiente com a responsabilidade de manter a harmonia da vegetação na convivência com a rede elétrica”.

Esses resíduos estão sendo aplicados na compostagem orgânica, que por sua vez gera um adubo orgânico eu vem sendo utilizado em plantios pela cidade, além de ser aplicado em um projeto ambiental de grande importância que vem sendo executado por esta companhia de distribuição de energia, a plantação de mais de 3.000 árvores na região para melhorar a saúde do meio ambiente na localidade.

Este é o tipo de projeto que a Lippel se orgulha de ter participação. Nossa missão é tornar possível e facilitar o reaproveitamento de recursos naturais, incentivando a reciclagem de resíduos e a busca por soluções ambientais.