Governo prepara leilão para contratar energia de usinas a biomassa
Notícias05 de Fevereiro de 2025
Governo prepara leilão para contratar energia de usinas a biomassa
SÃO PAULO (Reuters) – O Ministério de Minas e Energia deve realizar em breve uma licitação para fechar a compra da produção de usinas de geração de eletricidade movidas à biomassa, o que ocorre diante de uma crise hídrica que tem pressionado o nível dos reservatórios das hidrelétricas do Brasil.
“A previsão é de que a portaria de consulta pública das diretrizes do leilão de contratação de biomassa seja publicada até o final deste mês”, disse o ministério em nota.
Levantamento da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (Unica) e da Associação da Indústria de Cogeração de Energia (Cogen) apontou que centrais movidas a biomassa principalmente de bagaço de cana poderiam gerar 1.249 gigawatts-hora (GWh) adicionais em energia entre julho e dezembro de 2021 e mais que o dobro disso em 2022 com medidas de incentivo do governo, como um leilão emergencial para compra da produção extra.
A UTILIZAÇÃO DO CAVACO DE MADEIRA DE EUCALIPTO PARA GERAÇÃO DE ENERGIA como alternativa.
Um dos combustíveis renováveis mais utilizados no Brasil é o cavaco produzidos nas florestas plantadas de eucalipto.
É uma opção extremamente viável para abastecer as termoelétricas gerando um impacto absolutamente reduzido ao meio ambiente e uma alternativa para produção energética. A árvore de eucalipto, para chegar ao formato dos cavacos é geralmente processada no campo em picadores florestais Lippel.